A nova realidade sanitária provocada pela pandemia tem gerado demandas diferenciadas para o setor de geotecnologias. Uma delas é a utilização de cartografia de alta qualidade gerada por mapeamento aéreo com drone para aprovação de projetos e obtenção de habite-se na Prefeitura de Belo Horizonte (BH) em Minas Gerais.
A AeroGis, como empresa especializada na área de cartografia, geoprocessamento e geodésia vem atuando fortemente no mapeamento aéreo com drones para fins de produção cartográfica 3D e auxílio as empresas que buscam obter o habite-se para seus empreendimentos de modo digital. A cartografia produzida serve como subsidio técnico para os profissionais da prefeitura avaliarem a obra e seguirem com a aprovação e emissão do habite-se.
Para executar o mapeamento aéreo dentro dos padrões e normas de segurança, é realizada uma analise prévia da área, antes mesmo da contratação, para verificar a viabilidade do voo e se a área de interesse possui alguma restrição que não permita o voo, como aeroportos, helipontos ou áreas de interesse público que o voo com drone não é permitido, o cliente é comunicado de imediato. Além das questões legais, também são analisadas características do terreno do empreendimento e adjacências, de modo a verificar a real aplicação do mapeamento aéreo com drone para fins de obtenção de habite-se na prefeitura de BH.
A etapa de execução do mapeamento é dividida em: obtenção de autorização de voo junto ao DECEA, implantação de marco topográfico de referência e pontos de controle em solo, execução do mapeamento aéreo vertical e horizontal do empreendimento, processamento fotogramétrico das imagens, geração de modelo tridimensional e geração de cartografia digital conforme padrões técnicos exigidos pela prefeitura de Belo Horizonte.
No final dos trabalhos são disponibilizados os seguintes documentos e produtos cartográficos:
- Autorização de Voo obtida junto ao DECEA;
- Relatório de Processamento dos dados coletados com GNSS RTK;
- Relatório de Aerotriangulação e Pontos de Controle;
- Ortofoto Carta em formato Geotiff;
- Modelo Digital de elevação em formato Geotiff;
- Posição dos Pontos de Controle no Solo coletados com sistema GNSS em formato TXT;
- Modelo 3D em Formato Scketchup;
- Nuvem de Pontos em Formato TXT;
- Planta em Escala 1:500;
Comments